sexta-feira, 24 de julho de 2009

viéses filosóficos

Quando falamos em Filosofia, é impossível não levantar questões sobre sua particularidade e sobre os seus usos. Desde seu princípio, a filosofia busca encontrar a verdade (do Grego Aletheia) à luz da razão (logos). Mas durante o caminho de seu desenvolvimento, em toda História da Filosofia, muitas verdades foram levantadas e muitas também foram as contestações sobre estas verdades. A Filosofia tem, genuinamente, dentro de suas várias e controversas correntes de pensamentos, a característica de conceituar valores e, também, de criticá-los. Não é uma ciência onde se decoram fórmulas de conceitos. É um conjunto de conhecimentos que busca a legitimação racional do saber.

Todavia, por que a Filosofia e toda sua busca por verdades, criação de conceitos e críticas faz-se tão necessária dentro de uma sociedade humana?

A sociedade precisa da Filosofia? Por quê? Crê-se que uma sociedade capaz de fazer a manutenção de seu conjunto de valores, é uma sociedade aberta ao diálogo e apta à construção e desconstrução de conceitos. E uma sociedade capaz de dialogar, é autônoma no gerenciamento de seus valores morais e princípios éticos. Conhecer a História da Filosofia nos possibilita ver seus diferentes viéses e, desta forma, entender algumas de suas especificidades. A filosofia se mostra como um meio de alcançar maiores conhecimentos sobre o mundo e sobre a existência. A partir dela, podemos revelar as belezas, as bondades, as justiças e as injustiças que o homem comete em sociedade, além de desvelar certos segredos da natureza, que podem fazer com que encontremos uma harmonia maior com os cosmo e vivamos de forma mais salutar.

Nesse sentido é interessante nos debruçarmos sobre o papel da Filosofia na formação dos indivíduos. Trazer elementos a respeito de sua contribuição no ensino fundamental, médio e superior, principalmente discutindo o seu papel na formação humana, técnica, ética e estética. Quais as contribuições da Filosofia na construção do conhecimento? Paralelamente, o homem continua a buscar respostas a respeito da vida e de seu sentido. A Filosofia faz da busca por essas respostas (frente ao estranhamento do homem com o mundo) seu objeto de trabalho. Neste viés, seu papel está revestido de profundo e inegável valor.
.
.
denise silveira

Nenhum comentário: