sexta-feira, 16 de maio de 2008

a pele rural








“A Pele Rural” é um trabalho de documentação social que deu origem à uma exposição fotográfica* e um video-documentário, captados durante viagens no interior do Rio Grande do Sul pelo Khaos – Grupo de Fotografia - numa parceria com o Ministério do Desenvolvimento Agrário e a Unisinos. Os integrantes do Khaos, Rafael Reck, Anna Carolina, Leonardo Remor, Tiago Coelho, Denise Silveira, Rita Rosa, Cândida Lucca e Ângela Alegria, passaram 30 dias, 3.000 km e 5.000 cliques, buscando as diferenças, as semelhanças e, principalmente, a intimidade com o homem trabalhador da terra.
.
A fotógrafa e professora Jacqueline Joner, fez o trabalho de curadoria d’A Pele Rural e dá o suporte para desenvolverem um trabalho em que as questões técnicas da fotografia andam de mãos dadas com a linguagem, com a discussão estética da imagem. A viagem/trabalho passou por comunidades rurais como Casca, em Mostardas, litoral sul, onde vivem 90 famílias de remanescentes quilombolas em 2640 hectares. Os descendentes de imigrantes brancos, minifundiários, fruto da miscigenação de alemães, italianos e poloneses foram encontrados nos arredores de Santo Cristo, pequena cidade no noroeste do estado. Nas areias do assentamento do movimento sem-terra, na Lagoa do Junco em Tapes, sudoeste do estado, as diferentes cores e misturas étnicas se somam numa fértil cooperativa. E no Salto do Jacuí, na região dos vales, ao norte, os vermelhos índios Guaranis habitam uma aldeia/reserva de 274 hectares entre 39 famílias, 152 habitantes.
.
Suor. Pele. Criação. Khaos.
.
Khaos, nas mitologias pré-filosóficas, personifica o grande vazio obscuro e ilimitado que precede e propicia a geração do mundo, da terra, da criação. Pré-existe: existia sempre, coexiste com o mundo formal como imensa e inexaurível fonte de energia, e continuará existindo. É onde se dissolverão as formas no fim dos tempos. Terra, decorrência do Khaos, é a sagrada origem de tudo que para nós existe, contém todas as sementes, é promessa de vida, segurança e firmeza.
.
* Conjunto de 99 imagens, que foram expostas durante A II conferência internacional sobre reforma agrária e desenvolvimento rural, no Átrio do Santander Cultural, em Porto Alegre - RS.
Créditos das imagens: Denise Silveira; Cândida Lucca; Tiago Coelho; Ângela Alegria; Rita Rosa; Leonardo Remor; Anna Carolina; Rafael Reck.
.

Nenhum comentário: